A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou os exames de mamografia pela rede municipal, utilizando o primeiro mamógrafo do Município de Rondonópolis, que foi instalado no Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CAISM), que fica localizado na Vila Itamaraty.
Os exames tiveram início na última segunda-feira (22), e a projeção da SMS é conseguir atender cerca de 300 mulheres por mês. A iniciativa visa reduzir a demanda reprimida da rede, bem como promover a realização do exame em menor tempo possível após o pedido médico.
“A mamografia salva vidas ao possibilitar a identificação precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento eficaz e de cura. Por isso, nosso objetivo é oportunizar que as mulheres da nossa cidade tenham acesso ao exame de forma rápida”, explica o secretário municipal de Saúde, Israel Paniago.
Para ter o primeiro mamógrafo do Município, que foi adquirido por meio de emenda parlamentar, a gestão Cláudio Ferreira visitou o Hospital do Amor de Barretos, para ter as melhores referências e assim trazer para a rede municipal de Saúde uma experiência segura e agradável para quem for fazer o exame.
O aparelho foi instalado em uma sala pensada especialmente para acolher as mulheres, decorada com papel de parede com cores que trazem calma e tranquilidade. A sala possui iluminação aconchegante e microlâmpadas no teto que simulam estrelas no céu, tudo pensado para atender da melhor forma as mulheres de Rondonópolis.
Além dos exames no CAISM, o Município segue com os convênios com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR) e a Santa Casa Rondonópolis, que juntas realizam cerca de cinco mil mamografias por ano.




