MATO GROSSO
Documentário sobre mestre da cultura em Poxoréu estreia online com acessibilidade completa
O documentário “O Menino e a Sanfona”, que resgata a trajetória do nordestino que marcou a formação cultural de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá), poderá ser assistido gratuitamente a partir deste sábado (20.12), às 19h, pelo Youtube (link aqui). Contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Documentário Temático – edição Lei Paulo Gustavo, o filme conta com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.
A produção audiovisual recria com sensibilidade diversos momentos marcantes da vida de Natalino Alves de Sousa (in memoriam), desde sua infância na Bahia, o processo de enraizamento em Mato Grosso, e a influência de sua música na história cultural de Poxoréu.
Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou a Poxoréu em 1955 a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que se tornou seu mais precioso elo com as origens, um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.
Entre as imagens do filme, que utilizou locações autênticas dentro do próprio município, estão cenas tocantes, como a que Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”, no centro histórico da cidade.
Para o diretor do filme, Éden Costa, “O Menino e a Sanfona” se consolida como um registro histórico da contribuição nordestina na construção da identidade local e também chama atenção para a necessidade de valorização e preservação dessas raízes culturais.
“Ao contar a trajetória de Natalino, revisitamos a história de tantas famílias que ajudaram a moldar nossos modos de viver, celebrar e produzir cultura. É um documentário que nasce da nossa realidade, honra nossa memória e reafirma a necessidade de preservar aquilo que nos forma”, expõe.
Éden Costa destaca ainda que o filme se tornou a última contribuição direta do homenageado à cultura de Poxoréu. “As gravações do documentário ocorreram em abril de 2025. Natalino faleceu em 5 de julho de 2025, após ter participado ativamente das captações, eternizando sua história, sua voz e sua sanfona”.
“O Menino e a Sanfona” teve sua estreia presencial no dia 13 de dezembro, durante a Mostra CineLab, atividade que marcou a conclusão do curso de produção audiovisual contemplado em outro edital da Secel, o Cinemotion de Formação.
Serviço:
Lançamento “O Menino e a Sanfona”
Quando: sábado (20.12), às 19h
Onde: https://www.youtube.com/@edencostabrmtpox
Acessibilidade: Libras, Legendas e Audiodescrição
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA4 dias agoPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas
-
POLÍCIA4 dias agoPolícia Civil prende homem que agrediu esposa e tentou matar amiga dela em Porto Esperidião
-
GERAL6 dias agoPirataria aumenta informalidade e custos para a indústria, dizem especialistas em debate na Câmara
-
MATO GROSSO6 dias agoComarca de Nova Mutum abre seleção para Assessor de Gabinete
-
POLÍTICA7 dias agoComissão realiza Tribuna das Mulheres para discutir a defesa da terra
-
POLÍCIA7 horas agoPolícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
-
ESPORTES7 dias agoMarquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
-
SAÚDE5 dias agoPrefeita Flávia Moretti e deputado Juca do Guaraná anunciam reforma e ampliação de unidade de saúde no Água Vermelha



