A unidade da Junta Militar de Rondonópolis faz um alerta aos jovens
nascidos em 2008 sobre o prazo final para fazer o alistamento, que
termina no próximo dia 30 de junho. O alistamento militar, que está
aberto desde o dia 1º de janeiro, é obrigatório e é imprescindível para a
emissão de documentos, inclusive para ser contratado na iniciativa
privada.
Os jovens podem optar para fazer o alistamento presencial ou de forma
on-line. O atendimento presencial em Rondonópolis acontece na unidade
da Junta Militar que fica no Ganha Tempo, localizado na rua João Pessoa,
na região central da cidade. É necessário levar a certidão de
nascimento, um documento original com foto e um comprovante de
residência.
Quem preferir pode fazer o alistamento on-line acessando o site www.alistamento.eb.mil.br clicando no link Quero me alistar. Nesse caso é necessário ter uma conta ativa no sistema Gov.br do governo federal.
A secretária da Junta Militar de Rondonópolis, Priscila Ribeiro,
alerta a importância dos jovens fazerem o alistamento dentro do prazo
para não pagar multa. “Além de estar em dia com as obrigações militares,
o alistamento é muito importante para que os jovens possam fazer
matrícula na faculdade, emitir o título de eleitor, retirar passaporte e
até assinar contrato de trabalho ou assumir concurso público”,
destacou.
Devem fazer o alistamento todos jovens que completam 18 anos em 2026,
independente do mês de aniversário. Quem perdeu o prazo do ano ainda
pode participar do processo, mas vai precisar pagar uma multa.
Quem precisar atualizar o documento antigo, conhecido como
certificado de dispensa, pode solicitar a versão digital do alistamento
presencialmente. A Junta Militar de Rondonópolis atende de segunda a
sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h.




