Sorriso
Academia da Saúde fortalece promoção da saúde com Grupos de Emagrecimento
A UBS Benjamin Raiser, em parceria com a eMulti, vem desenvolvendo desde julho uma iniciativa que tem transformado a rotina e a autoestima de mulheres com obesidade: o Grupo de Emagrecimento “Emagrece Benjamin”. Com encontros quinzenais, a ação reúne participantes que buscam orientação profissional, acolhimento e motivação para adotar hábitos mais saudáveis.
Conduzido pela nutricionista Bruna Sfair Maróstica, o grupo conta com o suporte essencial de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da nutrição, psicologia e educação física. Essa formação garante um acompanhamento integral, humanizado e alinhado com as necessidades de cada participante. Durante o processo, as mulheres passaram por anamnese, avaliação física, elaboração de plano alimentar e orientações para uma reeducação alimentar permanente.
Os encontros trouxeram conteúdos fundamentais para o bem-estar, como palestras e atividades práticas sobre alimentação saudável, redução do consumo de ultraprocessados, prevenção de doenças crônicas, saúde mental e comportamento alimentar. Além disso, foram compartilhadas estratégias simples para facilitar o dia a dia, como dicas de organização da geladeira, conservação de alimentos e escolhas conscientes no mercado.
Para complementar o cuidado, foi formado um grupo de atividade física ao lado do PSF, ampliando ainda mais o incentivo à prática regular de exercícios — uma etapa indispensável no processo de emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida.
O educador físico João Ricardo de Oliveira, da Academia da Saúde, destaca a transformação visível que a ação tem proporcionado. “Mais do que perder peso, o grupo conquistou autonomia, confiança e novos hábitos. Cada encontro mostra que, quando o cuidado é compartilhado, os resultados aparecem de forma leve e sustentável”.
A iniciativa tem como propósito acolher, orientar e fortalecer a comunidade, incentivando mudanças reais no dia a dia das participantes e promovendo transformações que vão além da balança, como reforça a nutricionista Bruna Sfair Maróstica.
“É gratificante ver essas mulheres retomando o prazer em se movimentar e cuidando da própria saúde com tanto comprometimento.”
Além dessa iniciativa, a Academia da Saúde em outubro iniciou na Academia da Saúde um novo grupo de emagrecimento, denominado “Viva Leve”, que reúne usuários dos UBS’s Fraternidade e Morada do Bosque.
Voltado a homens e mulheres com obesidade previamente selecionados pelas equipes de saúde, o grupo também realizará encontros quinzenais, seguindo os mesmos temas e metodologias aplicados no grupo do PSF Benjamin Raiser.
A proposta amplia o alcance das ações de promoção da saúde no município e reforça o compromisso com um cuidado integral e contínuo à comunidade.
-
POLÍCIA5 dias agoPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas
-
POLÍCIA5 dias agoPolícia Civil prende homem que agrediu esposa e tentou matar amiga dela em Porto Esperidião
-
MATO GROSSO7 dias agoComarca de Nova Mutum abre seleção para Assessor de Gabinete
-
POLÍCIA1 dia agoPolícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
-
POLÍCIA1 dia agoPolícia Civil de Mato Grosso deflagra Operação Virtude 2026 para intensificar combate à violência contra a pessoa idosa
-
SAÚDE6 dias agoPrefeita Flávia Moretti e deputado Juca do Guaraná anunciam reforma e ampliação de unidade de saúde no Água Vermelha
-
POLÍCIA5 horas agoPolícia Civil cumpre mandados contra quadrilha que atuava com tráfico de drogas
-
SAÚDE6 dias agoPrefeita conhece nova unidade do Sesc e Senac que amplia acesso a saúde, qualificação e lazer em Várzea Grande



