ECONOMIA
Receita libera consulta a lote especial de cashback do IR nesta quarta
A Receita Federal abre às 9h desta quarta-feira (8) a consulta ao primeiro lote especial de restituição automática do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), modalidade chamada pelo órgão de ” cashback “. Ao todo, 3.551.101 contribuintes serão beneficiados nesta etapa, que soma cerca de R$ 460 milhões em restituições.
O pagamento será realizado em 15 de julho, diretamente na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF do contribuinte.
Quem recebe
O lote contempla pessoas não obrigadas a apresentar a declaração do Imposto de Renda de 2025 e, por isso, não enviaram o documento. Ainda assim, tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024 e passaram a ter direito à restituição.
Para identificar esses casos, a Receita utiliza informações disponíveis em suas bases de dados para gerar automaticamente uma declaração simplificada, sem necessidade de pedido prévio pelo contribuinte.
O valor da restituição é limitado a R$ 1 mil por pessoa.
Além de não estar obrigada a declarar o IR em 2025, a pessoa precisa ter mantido o CPF em situação regular e possuir uma chave Pix vinculada ao CPF até o fim de junho deste ano. Segundo a Receita, cerca de 500 mil contribuintes deixaram de receber o cashback este ano por não cumprir um desses requisitos.
Como consultar
A consulta poderá ser feita no portal da Receita Federal, por meio da página Consulta cashback , criada para o serviço de restituição automática, ou pelo aplicativo oficial da Receita.
Também será possível acessar a declaração gerada automaticamente na área “Meu Imposto de Renda”. O documento poderá ser conferido, complementado ou retificado antes da conclusão do processamento, caso o contribuinte identifique alguma informação que precise ser ajustada.
Pagamento
A restituição será depositada exclusivamente em conta vinculada à chave Pix do tipo CPF. Não haverá depósito em contas bancárias comuns nem emissão de ordem de pagamento.
Quem tiver direito à restituição, mas não atender aos requisitos do lote automático, como não possuir chave Pix cadastrada até o prazo estabelecido, estar com o CPF irregular ou ter valor superior a R$ 1 mil para receber, poderá apresentar declaração de Imposto de Renda de exercícios anteriores para pedir a restituição.
A página Download do Programa de Imposto de Renda – Receita Federal traz instruções para o preenchimento online ou através dos programas geradores de declaração dos anos anteriores.
Lote separado
A Receita destaca que esse pagamento não faz parte do calendário regular de restituições do Imposto de Renda 2026. O lote especial foi criado exclusivamente para contribuintes que não entregaram declaração por não serem obrigados.
Os contribuintes que apresentaram a declaração dentro do prazo continuam seguindo o cronograma tradicional de restituições. O próximo lote regular está previsto para 31 de julho.
-
CIDADES6 dias agoCopa Sicredi Infantil começa nesta sexta-feira (02) em Diamantino
-
POLÍTICA6 dias agoPrefeitura de Sinop entrega novas cadeiras de rodas para pacientes e zera filas de pedidos no CER
-
VÁRZEA GRANDE6 dias agoVereadora Gisa Barros vota a favor das gratificações da Educação, mas cobra inclusão dos técnicos e envio do PCCS da categoria
-
POLÍTICA6 dias agoCerca de 350 servidores da Prefeitura de Sinop participam de ciclo de palestras sobre assédio e ética
-
POLÍTICA6 dias agoPrefeitura de Sinop apresenta ações do turismo durante evento da ACES
-
Rondonópolis6 dias agoPrefeitura promove ações e mobilizações com foco na prevenção do câncer de mama e colo do útero
-
Rondonópolis6 dias agoEntre as mais quentes do país, Rondonópolis pode ter redução de até 8°C com ruas arborizadas
-
POLÍTICA6 dias agoPrefeitura de Sinop cobra melhorias no fornecimento de energia e alinha ações com a Energisa


