CUIABÁ
Professores exibem métodos inovadores das escolas de Cuiabá
Professores da rede pública municipal que participaram do 1º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT tiveram a oportunidade de exibir práticas de sucesso no processo de alfabetização de crianças. No total, participaram 400 profissionais, sendo 200 em cada turno (matutino e vespertino). O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.
A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ana Teresa Arcos Krause, instituição referência na qualidade de ensino em Cuiabá, apresentou estratégias metodológicas orientadas pelo Alfabetiza MT, criadas pelas professoras Maria Eugênia Silva de Moura Lins, Lucinete de Campos Vieira e Yasmin Kris Souza Silva.
A estratégia de ensino apresentada é a de sequências didáticas curtas, com foco em gêneros textuais de uso social (bilhetes, lista, convite, receita, anúncio), acompanhada de leitura diária pelo professor. Há também o projeto social de escrita com função social, mural de notícias da turma, livro coletivo e correio escolar.
Já a Escola Senador Gastão de Matos Müller apresentou o êxito do “Soletrando 2025”. Nesse projeto, a partir da dinâmica de soletração, os alunos são motivados a refletir sobre a estrutura das palavras, o aprimoramento da leitura e da escrita, além do desenvolvimento da autoconfiança, do foco e da atenção. A consciência fonológica e ortográfica é desenvolvida por meio de atividades de soletração lúdicas e sistematizadas.
A equipe de professores da Escola Municipal Liberdade, localizada no bairro Osmar Cabral, apresentou a “maleta da leitura”, que consiste em pastas com histórias em desenhos manuais para incentivar a alfabetização. Professores atuam como “padrinhos da alfabetização”, acompanhando semanalmente o processo de aprendizagem das crianças.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressalta a importância de o município manter parceria com o governo do Estado visando à plena alfabetização. Ele valoriza, ainda, a entrega de resultados pelos professores da educação básica.
“O Alfabetiza MT é uma política pública educacional desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. Trabalhamos com metas para alfabetizar crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. Os professores da rede municipal são colaborativos e inovadores. Somos muito gratos ao trabalho de todos”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias agoPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas
-
POLÍCIA5 dias agoPolícia Civil prende homem que agrediu esposa e tentou matar amiga dela em Porto Esperidião
-
MATO GROSSO7 dias agoComarca de Nova Mutum abre seleção para Assessor de Gabinete
-
POLÍCIA1 dia agoPolícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
-
POLÍCIA1 dia agoPolícia Civil de Mato Grosso deflagra Operação Virtude 2026 para intensificar combate à violência contra a pessoa idosa
-
SAÚDE6 dias agoPrefeita Flávia Moretti e deputado Juca do Guaraná anunciam reforma e ampliação de unidade de saúde no Água Vermelha
-
POLÍCIA5 horas agoPolícia Civil cumpre mandados contra quadrilha que atuava com tráfico de drogas
-
SAÚDE6 dias agoPrefeita conhece nova unidade do Sesc e Senac que amplia acesso a saúde, qualificação e lazer em Várzea Grande



