ECONOMIA
Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes
A Petrobras retomou a perfuração de poços na Bahia depois de seis anos, com o início dos trabalhos em um poço no campo de Taquipe, na cidade de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador.

O planejamento estratégico da petroleira prevê a perfuração de cerca de 100 poços no estado nos próximos cinco anos, aumentando a produção atual. Eles estão nas cidades de Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé.
Três sondas de perfuração já foram contratadas para as atividades de produção onshore na Bahia, incluindo o maquinário que está sendo utilizado no campo de Taquipe. Os novos contratos de sondas já firmados pela empresas incluem também dez novos equipamentos de produção terrestres. Com isso, as sondas de produção operantes na Bahia passarão de 13 para 23.
A unidade da Petrobras no estado emprega hoje cerca de 4,3 mil profissionais e produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia. São aproximadamente 2 mil poços terrestres, além da plataforma de produção de gas de Manati, que fica na Bacia de Camamu, na cidade de Valença. Em 2024, a produção baiana gerou cerca de R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais.
Fábrica de fertilizantes
A Petrobras também anunciou a retomada das operações em fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe, após acordo com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel. O acerto encerra um longa disputa contratual e litigiosa entre as partes e deve ser assinado até o fim deste mês, mas ainda precisará ser homologado pelo Tribunal Arbitral.
A estatal vai restabelecer a posse das plantas de fertilizantes. Mas para retomar as operações, a Petrobras vai precisar fazer procedimento licitatório, para contratar serviços de operação e manutenção, conforme suas práticas de governança e procedimentos internos.
A retomada de atividades da companhia nos segmentos de fertilizantes está prevista no plano de negócio da Petrobras para o período de 2025 a 2029. O objetivo é “capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética.”
-
CUIABÁ6 dias agoPrefeitura reforça rede de acompanhamento a adolescentes em medidas socioeducativas
-
POLÍCIA6 dias agoPolícia Militar prende homem que esfaqueou ex-namorada e dois homens em Sinop
-
POLÍCIA5 dias agoForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
FIQUEI SABENDO7 dias agoGabriela Saporito curte viagem no Maranhão e visita Santuário da Pedra Caída:
-
GERAL7 dias agoComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
POLÍTICA3 dias agoFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
CUIABÁ3 dias agoPrefeitura aplica R$ 37,6 mil em multas e inicia limpeza em condomínio abandonado
-
POLÍTICA2 dias agoComissão realiza Tribuna das Mulheres para discutir a defesa da terra

