SAÚDE
Campanha Maio Vermelho leva ações de prevenção ao câncer bucal ao Pedra 90
Durante o mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde intensifica suas ações de conscientização e prevenção ao câncer bucal por meio da campanha Maio Vermelho. Neste sábado (17) as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Pedra 90 I, II e III. A campanha visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento para o câncer de boca, além de reforçar os cuidados com a saúde bucal de forma geral.
A iniciativa acontece no mês em que são lembradas duas datas importantes: o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial Sem Tabaco, ambas reforçando a necessidade de atenção às doenças relacionadas à cavidade oral, muitas vezes silenciosas, mas com sérias consequências quando não identificadas a tempo.
Os atendimentos ocorrerão das 08h às 16h, sem intervalo para o almoço, oferecendo uma programação especial com: exames bucais preventivos; palestras educativas sobre o câncer bucal, além de consultas médicas e de enfermagem; pesagem para o Bolsa Família e aplicação de vacinas.
A Diretora de Saúde Bucal do município, Dra. Cristhiane Leite da Silva, destaca que toda a rede foi mobilizada para fortalecer a campanha. “É importante destacar que o Maio Vermelho é o mês em que se levanta esse assunto. É mês de conscientização quanto à prevenção, ao combate e à identificação dessas lesões. Então, por isso que a toda a rede foi mobilizada e qualificada para atuar nesta frente. Esse mês traz à luz o tema, mas essas ações continuam durante todo o ano”, afirmou.
Ela ainda reforça que a campanha evidencia o tema, mas que os serviços de prevenção e diagnóstico ao Câncer de Boca estão disponíveis de forma contínua. “Esse mês foi para trazer a evidência a esse tema, mas a rede foi preparada para que essas ações ocorram em qualquer momento. A população pode procurar a unidade de saúde com dentista mais próxima de sua casa para realizar o exame bucal preventivo e, se necessário, exames para o diagnóstico de lesões suspeitas”, completou.
A Prefeitura convida toda a população do Pedra 90 e regiões próximas a participarem das atividades, cuidar de sua saúde e reforçar a importância da prevenção. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento para o Câncer Bucal.
#PraCegoVer
A imagem mostra várias pacientes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante uma palestra sobre saúde bucal. A ação faz parte da campanha Maio Vermelho.
-
CUIABÁ6 dias agoPrefeitura reforça rede de acompanhamento a adolescentes em medidas socioeducativas
-
POLÍCIA6 dias agoPolícia Militar prende homem que esfaqueou ex-namorada e dois homens em Sinop
-
POLÍCIA5 dias agoForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
GERAL7 dias agoComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
POLÍTICA3 dias agoFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
CUIABÁ3 dias agoPrefeitura aplica R$ 37,6 mil em multas e inicia limpeza em condomínio abandonado
-
POLÍTICA2 dias agoComissão realiza Tribuna das Mulheres para discutir a defesa da terra
-
POLÍTICA3 dias agoComissão aprova regras nacionais de segurança para escolas de natação infantil

