MATO GROSSO

Secretaria de Saúde reúne 140 servidores em capacitação voltada ao planejamento de 2026

Published

on

Com foco no fortalecimento da gestão estratégica e no compromisso com uma saúde pública de qualidade, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta quinta-feira (14.8), o seminário PlanejaSES 2026. O evento, realizado no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, reuniu 140 servidores da pasta e marcou o início do processo de elaboração do orçamento da saúde para o próximo ano.

Organizado pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), o seminário teve como principal objetivo capacitar os participantes sobre os instrumentos de planejamento e sua correlação com a execução orçamentária, incluindo recursos oriundos de emendas parlamentares.

A assessora responsável pelo NGER, Claudete de Souza Maria, destacou a importância do evento para a compreensão dos principais instrumentos de planejamento da administração pública, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Estadual de Saúde.

“Temos muitos servidores novos na SES, e é fundamental que todos compreendam como esses instrumentos se inter-relacionam, especialmente com as emendas parlamentares federais, que agora tiveram suas regras de apresentação, indicação e execução reformuladas”, explicou Claudete.

A superintendente de Planejamento Estadual da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Patrícia Duarte, participou da abertura do seminário e apresentou a operacionalização do Plano de Trabalho Anual (PTA).

“A elaboração do PTA, que é o Plano de Trabalho Anual, é onde a gente detalha, gerencialmente, as ações que a gente cria lá no PPA. No PPA, a gente cria os programas, as ações e os produtos, e no Plano de Trabalho Anual, que é um recorte operacional do PPA, a gente detalha esses produtos e as transações gerencialmente. A gente faz esse planejamento anual antes de fazer o orçamento delas, para poder operacionalizar e executar na LOA. Então, a gente está nessa fase”, destacou Patrícia.

O secretário Adjunto do Orçamento Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Ricardo Capistrano, realizou palestra sobre o Cenário Orçamentário para 2026 e Orçamento Temático, em que fez um retrospecto sobre a evolução das finanças e os resultados orçamentários negativos do passado.

“Nós começamos uma mudança de trajetória a partir do ano de 2019, uma redução gradativa do déficit, e chegamos no ano de 2021, 2022, com o cenário já positivo. Ou seja, conseguimos resultados positivos, o que nos possibilitava pagar as dívidas e iniciarmos uma nova trajetória fiscal”, destacou Capistrano.

Durante o evento, também foram realizadas palestras pelas servidoras Glória Maria Melo e Leda Gonçalves, abordando as “Prioridades Estabelecidas nos Instrumentos de Planejamento” e a “Inter-relação com o PTA 2026 e as Emendas Parlamentares Federais”.

Na parte da tarde, Claudete apresentou o processo de elaboração do PTA 2026 na SES, enquanto a assistente social e coordenadora de Gestão Pedagógica da Escola de Saúde Pública (ESP), Raquel Arévalo de Camargo, apresentou a palestra “SUS como Escola”.

Ao final do seminário, Claudete reforçou o papel estratégico do planejamento na melhoria dos serviços públicos de saúde.

“Este é um espaço de encontro, troca de ideias e construção coletiva. O planejamento em saúde deve ser cada vez mais estratégico, eficiente e voltado para resultados capazes de transformar a vida do cidadão”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana