GERAL

Milton Hatoum, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Published

on

A Academia Brasileira de Letras elegeu nesta quinta-feira (14) o escritor Milton Hatoum como mais novo imortal. Ele passa a ocupar a cadeira número 6, que foi do ao jornalista Cícero Sandroni. Hatoum foi eleito com 33 votos, em disputa que contou com outros cinco candidatos.

Nascido em Manaus, o romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário é autor de obras que marcaram a literatura contemporânea, premiadas no Brasil e no exterior. Tem livros publicados em 17 países, com mais de 500 mil exemplares vendidos.

Entre seus romances estão “Relato de um certo Oriente”, vencedor do Prêmio Jabuti, e “Cinzas do Norte”, que recebeu o Prêmio Portugal Telecom. Também é responsável por coletâneas de contos e crônicas.

Em entrevista ao Programa Trilha de Letras, da TV Brasil, no ano passado, Hatoum, falou sobre a obra “Dois Irmãos”.

“Meu romance mais lido é o Dois Irmãos, tá nos vestibulares e tal, e tem um lado psicológico ali da trama entre os gêmeos e a mãe, que desperta bastante atenção de psicólogas, psicólogos e psicanalistas e sempre vem uma pergunta pessoal também. E uma coisa que eu sempre falo com os jovens, pra não confundir o autor ou a autora, com o narrador”.  

Além da produção literária, Hatoum mantém intensa agenda como escritor convidado para ministrar cursos e conferências em universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior.

Seu mais recente trabalho, “Dança de enganos”, será lançado em outubro pela Companhia das Letras.


Fonte: EBC Cultura

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana