CUIABÁ
Mais de 200 Simininas do Carumbé e Primeiro de Março visitam Aquário
Mais de 200 meninas atendidas pelas unidades do Programa Siminina dos bairros Carumbé e Primeiro de Março, em Cuiabá, participaram, nesta quarta-feira (13), nos períodos matutino e vespertino, de uma visita especial ao Aquário Municipal Justino Malheiros. O espaço disponibiliza aos visitantes mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.
As crianças puderam conhecer de perto espécies como pirarucu, tambaqui, pirarara, dourado, cachara, jaú, jundiá, entre outras. Para muitas delas, foi a primeira vez visitando o local.
Maria Eduarda, de 12 anos, descreveu seu encanto com o peixe dourado, também conhecido por sua beleza: “Gostei do peixe dourado e queria voltar aqui mais vezes.” Já Suemy de Figueiredo, de 13 anos, destacou o aprendizado: “Eu achei muito legal, aprendi várias coisas e aprendi que alguns peixes são um pouco tímidos de manhã e são mais ativos à noite.”
A pequena Ana Beatriz, de 9 anos, afirmou que amou conhecer os peixes do aquário, especialmente “os pequenininhos”. Ela também compartilhou as regras de visitação para garantir o bem-estar dos animais: “Temos que fazer silêncio, não podemos usar flash, devemos falar baixo e não bater no vidro. Os peixes aqui são bem tratados e se alimentam. Amei conhecer os peixes e quero voltar mais vezes.”
A gerente regional do Programa Siminina, Gracineia Fernandes da Silva, responsável por acompanhar as meninas na visitação, afirmou que muitas delas nunca haviam visitado o espaço. “Então, é um momento gratificante. Teve menina que chegou emocionada, dizendo que estava realizando um sonho. Essa parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico nos permite proporcionar experiências únicas para as nossas crianças.”
Segundo Gracineia, metade das unidades já realizou a visita ao aquário. “Hoje vieram o Primeiro de Março e o Carumbé. Ainda faltam oito unidades. Todas terão a oportunidade de viver essa experiência”, destacou.
O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, atua em 16 unidades distribuídas por bairros da capital, como Novo Paraíso II, Três Barras, CPA, Primeiro de Março, Tijucal, Carumbé, entre outros, atendendo 1.149 meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. São oferecidas atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas. A expectativa é que, em breve, a 17ª unidade seja inaugurada no bairro Pedra 90.
#PraCegoVer
A imagem mostra as Simininas entrando no Aquário Municipal Justino Malheiros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoCom apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoAcademia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoForça Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoPapai Noel dos Correios celebra inclusão lançando campanha de solidariedade no Centro Municipal João Ribeiro
-
CUIABÁ6 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
-
CUIABÁ15 horas agoLinha de ônibus exclusiva ao Parque Novo MT será gratuíta neste sábado
-
MATO GROSSO4 dias agoDiagnóstico sobre educação infantil aponta queda de 31% na fila de espera por vagas em creches em dois anos
