Sorriso

SAE leva ação de prevenção e realiza 340 testes rápidos para ISTs no CRS

Published

on

Como parte das ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) esteve nos dias 2 e 9 de agosto no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) para mais uma importante ação de saúde. Ao longo das duas etapas, foram realizados 340 testes rápidos para a detecção de ISTs em reeducandos, agentes penitenciários e servidores da unidade.

A iniciativa faz parte de um projeto anual, que já está em seu quarto ano de execução, e segue as orientações do Ministério da Saúde, que recomenda a testagem periódica dentro do sistema prisional. A estratégia busca identificar precocemente qualquer infecção para garantir tratamento rápido e evitar complicações.

Segundo a coordenadora do SAE/CTA, Michelle Saldanha, o trabalho vai muito além da testagem. A iniciativa representa um passo importante para quebrar a cadeia de transmissão, proteger vidas e promover saúde dentro e fora dos muros do CRS.

“O objetivo do projeto é prevenir as ISTs e garantir um diagnóstico precoce, evitando assim o surgimento de doenças oportunistas, como tuberculose ou pneumonia. No caso da população privada de liberdade, há fatores que aumentam a suscetibilidade, e por isso esse acompanhamento é fundamental”, explica.

A ação também reforça as mensagens da campanha Julho Amarelo, que chama atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites virais e demais ISTs.

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana