CIDADES
11ª Conferência Municipal de Assistência Social debate os 20 anos do SUAS
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento, iniciado na noite de quinta-feira (3), continuou ao longo da sexta-feira (4), com a discussão dos cinco eixos temáticos para aprovação das propostas que serão levadas à nível estadual.
Durante a abertura, a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou o propósito do evento. “A conferência destaca a comemoração dos 20 anos do SUAS e estamos aqui nesse espaço discutindo os avanços e também o que desejamos para o futuro. É uma alegria ver o evento cheio, reunindo os trabalhadores do SUAS, os usuários e as instituições ligadas à política de Assistência Social do nosso município”, relatou.
O primeiro eixo discutiu a universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O eixo dois tratou do aperfeiçoamento contínuo, a partir da inovação, gestão descentralizada e valorização pessoal. Já o eixo três discutiu a integração de benefícios e serviços, com o objetivo de fortalecer a proteção social e a segurança de renda.
“A conferência representa para nós um grande ganho e um conhecimento a mais do que podemos correr atrás para melhorar a assistência dos usuários de todos os CRAS. Estamos em busca de lutar pelos nossos direitos”, considerou a conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social e usuária do Centro de Convivência Dona Zezé, Carla Araújo, que participou da discussão do eixo três.
A conferência também debateu sobre gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente, no eixo quatro e, no eixo cinco, esteve em pauta a questão da sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
“Estamos conferindo tudo que é proposto dentro da política, da mesma forma estamos avaliando o Sistema Único de Assistência Social desde a sua implantação há 20 anos, ouvindo a sociedade e os usuários, para saber de fato como a política está sendo ofertada para eles”, pontuou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Alzeni Pereira de Oliveira.
O vice-prefeito Paulinho Abreu acompanhou o segundo dia de evento e elogiou a ampla participação. “Foi uma conferência muito participativa, é importante a contribuição que tivemos de todos e com certeza vai agregar na gestão. Muitos assuntos debatidos já fazem parte do plano de governo e outros que podem ser inseridos nos projetos futuros da Assistência Social”, declarou.
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoCom apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoAcademia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoForça Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
-
CUIABÁ6 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
-
CUIABÁ15 horas agoLinha de ônibus exclusiva ao Parque Novo MT será gratuíta neste sábado
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoPapai Noel dos Correios celebra inclusão lançando campanha de solidariedade no Centro Municipal João Ribeiro
-
FIQUEI SABENDO15 horas agoPolícias Civil e Militar alinham estratégias para investigações de homicídios na região metropolitana
