CIDADES

11ª Conferência Municipal de Assistência Social debate os 20 anos do SUAS

Published

on


A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento, iniciado na noite de quinta-feira (3), continuou ao longo da sexta-feira (4), com a discussão dos cinco eixos temáticos para aprovação das propostas que serão levadas à nível estadual.

 

Durante a abertura, a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou o propósito do evento. “A conferência destaca a comemoração dos 20 anos do SUAS e estamos aqui nesse espaço discutindo os avanços e também o que desejamos para o futuro. É uma alegria ver o evento cheio, reunindo os trabalhadores do SUAS, os usuários e as instituições ligadas à política de Assistência Social do nosso município”, relatou.

 

O primeiro eixo discutiu a universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O eixo dois tratou do aperfeiçoamento contínuo, a partir da inovação, gestão descentralizada e valorização pessoal. Já o eixo três discutiu a integração de benefícios e serviços, com o objetivo de fortalecer a proteção social e a segurança de renda.

 

“A conferência representa para nós um grande ganho e um conhecimento a mais do que podemos correr atrás para melhorar a assistência dos usuários de todos os CRAS. Estamos em busca de lutar pelos nossos direitos”, considerou a conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social e usuária do Centro de Convivência Dona Zezé, Carla Araújo, que participou da discussão do eixo três.

 

A conferência também debateu sobre gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente, no eixo quatro e, no eixo cinco, esteve em pauta a questão da sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

 

“Estamos conferindo tudo que é proposto dentro da política, da mesma forma estamos avaliando o Sistema Único de Assistência Social desde a sua implantação há 20 anos, ouvindo a sociedade e os usuários, para saber de fato como a política está sendo ofertada para eles”, pontuou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Alzeni Pereira de Oliveira.

 

O vice-prefeito Paulinho Abreu acompanhou o segundo dia de evento e elogiou a ampla participação. “Foi uma conferência muito participativa, é importante a contribuição que tivemos de todos e com certeza vai agregar na gestão. Muitos assuntos debatidos já fazem parte do plano de governo e outros que podem ser inseridos nos projetos futuros da Assistência Social”, declarou.

 



Fonte: Prefeitura de Sinop

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana