POLÍTICA
Prefeitura de Cuiabá forma comitê para discutir coleta seletiva de lixo
O prefeito Abilio Brunini assinou decreto que institui um comitê interinstitucional para discutir a gestão integrada do sistema de coleta seletiva de lixo e a emancipação dos catadores de recicláveis. O inteiro teor do decreto pode ser conferido na edição da Gazeta Municipal publicada na sexta-feira (27).
Caberá ao Comitê Interinstitucional elaborar propostas orçamentárias para a execução da coleta seletiva de lixo e realizar estudos de aprimoramento das ações de coleta seletiva, com a participação dos catadores que atuam no aterro sanitário.
Também será avaliada a possibilidade de isenção de taxas para o licenciamento ambiental das atividades desenvolvidas no município pelas organizações de catadores; a implementação de uma cooperativa e de um espaço de trabalho para os catadores egressos do antigo lixão; além do acompanhamento da destinação do auxílio aos catadores remanescentes até a data de término da aplicação, em 31 de dezembro de 2025.
Outras responsabilidades do Comitê Interinstitucional incluem fixar critérios para a destinação das 50 unidades habitacionais definidas no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), bem como a implementação e o acompanhamento dos ecopontos.
O Comitê Interinstitucional será composto por 15 membros. Haverá indicações do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Governo, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos), Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Procuradoria Geral do Município, Câmara Municipal de Cuiabá, Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
As reuniões do Comitê Interinstitucional ocorrerão mensalmente e seus trabalhos se estenderão até 20 de janeiro de 2026.
#PraCegoVer
A foto ilustra o Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, cuja fachada é predominantemente verde e branca. É possível visualizar a Praça Alencastro e veículos estacionados na calçada.
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoPolícias Civil e Militar prendem homem por estupro de vulnerável em Novo São Joaquim
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoSérgio Ricardo destaca papel do conhecimento na transformação do controle externo em lançamento de livros
-
CUIABÁ4 dias agoPrefeitura realiza manutenção emergencial após temporal danificar telhas no Pronto-Socorro
-
CUIABÁ4 dias agoPrefeito visita polo mundial de inovação e tecnologia em busca de parcerias estratégicas
-
FIQUEI SABENDO2 dias ago“Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um projeto dessa dimensão voltado para a agricultura familiar”, afirma presidente da AL
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoPolícia Civil prende investigado por enganar mulheres em MT para se prostituírem no Pará
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoGoverno de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoSérgio Ricardo propõe pacto federativo em defesa dos estados produtores na Reforma Tributária
