CIDADES

Cuiabá emite alerta sanitário após confirmação de casos de sarampo na Bolívia

Published

on


O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu um alerta de risco de Sarampo nessa segunda-feira (30). O objetivo é incentivar a população a se cuidar, visto que na Bolívia, país vizinho, 63 casos foram registrados e foi declarada Emergência Sanitária Nacional no dia 24 de junho. Até o momento, não há casos confirmados em Cuiabá.

iStock

 Sarampo - pele manchada de vermelho

Segundo o documento, por causa da proximidade geográfica entre o estado de Mato Grosso e a Bolívia e a movimentação de pessoas entre os dois países, existe a possibilidade de transmissão do vírus. Dessa forma, o alerta foi emitido reforçando a vigilância para a detecção precoce e notificação oportuna de casos suspeitos no município, com a finalidade de estabelecer medidas de prevenção e controle para conter a disseminação do vírus.

Diante disso, algumas medidas podem ser tomadas pela população, como:  

  • Realização da vacinação (Tríplice Viral e Tetra Viral) que está disponível nas unidades de saúde de Cuiabá para pessoas de 12 meses a 59 anos – sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas;
  • Higienização das mãos com água e sabão: antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; após tossir, espirrar, ir ao banheiro ou cumprimentar pessoas; antes das refeições; ao chegar em casa, no trabalho, em algum ambiente de convívio com outras pessoas;
  • Manutenção dos ambientes ventilados; 

Já para os viajante,  em caso de sinais de sintomas do vírus como – febre alta e manchas vermelhas (exantemas) com tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo (coriza) ou entupido, procurar a assistência em saúde imediatamente, relatando o trajeto da viagem e evitar o contato com outras pessoas.

 





Fonte: RDNews

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana