SAÚDE

Fiscais participam de cursos de vigilância de cosméticos

Published

on


Fiscais da Vigilância Sanitária, vinculados a Prefeitura de Cuiabá, iniciaram nesta quarta-feira (25) o curso de inspeção de boas práticas de cosmetovilância. A qualificação, realizada em parceria com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), será realizada até quinta-feira (26) no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), localizado no Centro Político Administrativo. 

O gerente de vigilância em produtos e serviços da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Victor Pagnosi Pacheco, explica que a ideia central foi oferecer informações a respeito do sistema Vigipós.

Trata-se de um sistema adotado para a Vigilância de eventos adversos (EA) e de queixas técnicas (QT) de produtos sob a responsabilidade da vigilância Sanitária. “Se uma pessoa chega numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), por exemplo, com o cabelo queimado por alguma reação adversa, o médico responsável pelo atendimento faz uma notificação à vigilância sanitária. O objetivo disso é melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a segurança sanitária à população”, explica.

O curso de qualificação foi marcado pelas palestras dos técnicos da ANVISA, Daniel Marques Mota e Leonardo Oliveira Leitão. Ambos orientaram a respeito das regras fixadas pela Resolução 894 que trata das boas práticas de cosmetovigilância para as empresas titulares da regularização de produtos cosméticos junto à Anvisa.

Entenda

Vigipós é um sistema de notificação e investigação em vigilância sanitária, parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que visa monitorar e investigar eventos adversos e queixas técnicas relacionados a produtos e serviços de saúde na fase pós-comercialização/pós-uso. 

O sistema de cosmetovigilância é um conjunto de atividades que visa monitorar e avaliar a segurança de produtos cosméticos após sua comercialização, visando identificar e prevenir reações adversas ou problemas de qualidade.

O Vigipós é uma ferramenta importante para a vigilância sanitária, permitindo a identificação de problemas e a tomada de medidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços de saúde disponíveis para a população.

#PraCegoVer

A foto ilustra uma imagem de um auditório no qual um grupo de pessoas estão sentadas acompanhando uma palestra.



Fonte: Só Notícias

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana