POLÍTICA

Cmara aprova projeto que fortalece convivncia entre geraes

Published

on


Katiuscia Manteli

 

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei nº 5775/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Integração Geracional, uma medida inovadora para o combate ao etarismo, o preconceito com base na idade, especialmente contra pessoas idosas.

 

A proposta recebeu 24 votos favoráveis durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24) e agora segue para sanção do prefeito.

 

O projeto estabelece diretrizes para a promoção da convivência e integração entre diferentes faixas etárias por meio de ações culturais, educativas, recreativas e de saúde, incentivando a construção de vínculos entre crianças, jovens e idosos em ambientes de troca e aprendizado mútuo.

 

“Acreditamos que, para respeitar, é preciso primeiro conhecer. E quando promovemos essa convivência entre gerações, fortalecemos o afeto, a empatia e o respeito mútuo. Cada geração tem algo valioso a oferecer — e, juntas, aprendem, crescem e se fortalecem”, destacou a vereadora Katiuscia durante a votação.

 

Além do aspecto social, a proposta também se preocupa com a inclusão profissional de públicos frequentemente marginalizados no mercado de trabalho.

 

“Ainda enfrentamos muitas dificuldades para inserir tanto os idosos quanto os jovens no mercado de trabalho. Essa integração é um passo importante para equilibrar a relação entre as idades nas atividades sociais e profissionais”, explicou.

 

Com a aprovação em segunda votação, o projeto agora aguarda sanção do Poder Executivo. Uma vez sancionado, caberá à Prefeitura definir as formas de execução do programa, podendo firmar parcerias com escolas, centros comunitários, instituições de longa permanência para idosos, universidades e demais espaços de convivência.

 

A iniciativa se soma a outras ações do mandato da vereadora Katiuscia Manteli voltadas à promoção da dignidade, respeito e justiça social para todos os grupos etários.

 

O que é o etarismo?

 

O etarismo, também conhecido como ageísmo, é a discriminação baseada na idade, geralmente manifestada na forma de estigmas, desvalorização ou exclusão de pessoas mais velhas. Essa forma de preconceito, muitas vezes invisível, impacta diretamente na autoestima, saúde mental e qualidade de vida da população idosa, além de se refletir em práticas discriminatórias no trabalho, no atendimento público e nas relações sociais.





Fonte: Folhamax

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana