POLÍTICA
Cmara aprova projeto que fortalece convivncia entre geraes
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei nº 5775/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Integração Geracional, uma medida inovadora para o combate ao etarismo, o preconceito com base na idade, especialmente contra pessoas idosas.
A proposta recebeu 24 votos favoráveis durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24) e agora segue para sanção do prefeito.
O projeto estabelece diretrizes para a promoção da convivência e integração entre diferentes faixas etárias por meio de ações culturais, educativas, recreativas e de saúde, incentivando a construção de vínculos entre crianças, jovens e idosos em ambientes de troca e aprendizado mútuo.
“Acreditamos que, para respeitar, é preciso primeiro conhecer. E quando promovemos essa convivência entre gerações, fortalecemos o afeto, a empatia e o respeito mútuo. Cada geração tem algo valioso a oferecer — e, juntas, aprendem, crescem e se fortalecem”, destacou a vereadora Katiuscia durante a votação.
Além do aspecto social, a proposta também se preocupa com a inclusão profissional de públicos frequentemente marginalizados no mercado de trabalho.
“Ainda enfrentamos muitas dificuldades para inserir tanto os idosos quanto os jovens no mercado de trabalho. Essa integração é um passo importante para equilibrar a relação entre as idades nas atividades sociais e profissionais”, explicou.
Com a aprovação em segunda votação, o projeto agora aguarda sanção do Poder Executivo. Uma vez sancionado, caberá à Prefeitura definir as formas de execução do programa, podendo firmar parcerias com escolas, centros comunitários, instituições de longa permanência para idosos, universidades e demais espaços de convivência.
A iniciativa se soma a outras ações do mandato da vereadora Katiuscia Manteli voltadas à promoção da dignidade, respeito e justiça social para todos os grupos etários.
O que é o etarismo?
O etarismo, também conhecido como ageísmo, é a discriminação baseada na idade, geralmente manifestada na forma de estigmas, desvalorização ou exclusão de pessoas mais velhas. Essa forma de preconceito, muitas vezes invisível, impacta diretamente na autoestima, saúde mental e qualidade de vida da população idosa, além de se refletir em práticas discriminatórias no trabalho, no atendimento público e nas relações sociais.
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoPolícias Civil e Militar prendem homem por estupro de vulnerável em Novo São Joaquim
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoSérgio Ricardo destaca papel do conhecimento na transformação do controle externo em lançamento de livros
-
CUIABÁ4 dias agoPrefeitura realiza manutenção emergencial após temporal danificar telhas no Pronto-Socorro
-
CUIABÁ4 dias agoPrefeito visita polo mundial de inovação e tecnologia em busca de parcerias estratégicas
-
FIQUEI SABENDO2 dias ago“Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um projeto dessa dimensão voltado para a agricultura familiar”, afirma presidente da AL
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoPolícia Civil prende investigado por enganar mulheres em MT para se prostituírem no Pará
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoSérgio Ricardo propõe pacto federativo em defesa dos estados produtores na Reforma Tributária
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoGoverno de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira
