POLÍTICA

Ao vivo: Lula vai à reunião do Conselho de Política Energética

Published

on


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta 4ª feira (25.jun.2025), a partir das 9h30, da 2ª reunião extraordinária do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Lula estará acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e será realizada na sede do ministério, em Brasília.

Assista ao vivo

O CNPE é o principal órgão estratégico de assessoramento do presidente da República para a formulação de políticas e diretrizes energéticas do país. Além do MME (Ministério de Minas e Energia), que preside o Conselho, compõem o grupo outros 16 ministérios, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), representantes da sociedade civil e instituições de ensino.

O CNPE irá votar também a proposta para elevar a mistura de etanol na gasolina. Com a mudança, o percentual da mistura irá de 27% para 30%. O índice da mistura de biodiesel no diesel passará de 14% para 15%. A tensão no Oriente Médio aumenta a chance de aprovação da medida. O Parlamento do Irã aprovou, no domingo (22.jun), o fechamento do estreito de Ormuz –principal rota de exportação de produtos dos países do Golfo Pérsico, que inclui, além do Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iraque e Kuwait.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia falado sobre o encontro do CNPE durante evento realizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Ele afirmou que a mudança na mistura entraria em debate para ajudar o Brasil a deixar de depender da importação de gasolina e fortaleceria a produção interna de biocombustível.

Em março de 2025, Silveira anunciou o plano de aumentar a mistura. Na época, ele disse que o país será independente de compras externas do combustível fóssil pela 1ª vez desde 2010. A estimativa é de uma redução de até R$ 0,13 por litro. “Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina. Agora, com o E30, vamos exportar. Haverá um aumento de 1,5 bilhão de litros por ano na demanda por etanol”, disse à época.



Fonte: Só Notícias

Comentários
Continue Reading
Advertisement Enter ad code here

MATO GROSSO

Advertisement Enter ad code here

POLÍCIA

Advertisement Enter ad code here

CIDADES

Advertisement Enter ad code here

POLÍTICA

Advertisement Enter ad code here

SAÚDE

As mais lidas da semana