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MT tem a 2ª maior taxa entre jovens de 15 a 17 anos fora das escolas, aponta IBGE

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Mato Grosso tem a segunda menor taxa de frequência escolar do país para jovens entre 15 e 17 anos, atingindo 80,1%. Esse percentual representa uma queda de 1,4% em relação ao Censo de 2010 e coloca o estado à frente apenas de Roraima, que registrou 78,8%.

Os dados são da amostra do Censo Demográfico 2022 – Educação – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nessa quarta-feira (26). De acordo com a pesquisa, a taxa de frequência em 80,1%  significa que, em 2022, aproximadamente 32,3 mil jovens mato-grossenses de 15 a 17 anos estavam fora da escola.

Michel Alvim – SECOM / MT

 sala de aula vazia - Escola Estadual Patriarca da Independ�ncia em Tangar� da Serra

Na faixa etária de 6 a 14 anos, o número de crianças e adolescentes sem frequentar a escola chegou a 11,5 mil.

O levantamento também analisou a taxa de frequência escolar bruta para outras faixas etárias. Entre jovens de 18 a 24 anos, o índice foi de 25,7%, o quinto menor do país. Já para pessoas com 25 anos ou mais, a taxa caiu para 6,8%.

Disparidades raciais e nível de ensino

A pesquisa apontou diferenças significativas na frequência escolar entre grupos raciais. Crianças e jovens de cor ou raça branca e amarela tiveram os maiores índices de frequência escolar entre 4 e 14 anos, enquanto a população preta registrou a maior taxa para crianças de 0 a 3 anos. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, as populações preta (23,6%) e parda (23,4%) apresentaram índices de frequência escolar bruta inferiores ao da população indígena (29,6%).

O estudo também revelou que, na faixa etária de 15 a 17 anos, 75,8% dos estudantes frequentavam o ensino médio, o que representa o quinto maior índice do país e está acima da média nacional de 72,3%. Outros 23% estavam matriculados no ensino fundamental, enquanto 1,2% já cursavam o ensino superior – essa última taxa também ocupando a quinta posição no ranking nacional.

Na faixa de 18 a 24 anos, 57,1% dos mato-grossenses que estavam na escola cursavam o ensino superior, superando a média nacional de 56,4%. Outros 35,1% estavam no ensino médio, enquanto 7,7% ainda cursavam o ensino fundamental.





Fonte: RDNews

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