MATO GROSSO
Base do Ciopaer em Sorriso é referência no apoio às operações, resgate e transporte aeromédico
A base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Sorriso (a 400 km de Cuiabá) realizou mais de 1.000 atendimentos e três mil horas de voo em missões aéreas desde a sua criação. A unidade, que completou sete anos nesta sexta-feira (21.02), se consolidou como referência no apoio às operações de segurança pública, resgate e no transporte aeromédico na região Médio-Norte.
Foram voos de policiamento ostensivo, cumprimento de mandados judiciais, apreensão de drogas, recuperação de veículos, fiscalização ambiental, além de ações de busca, resgate, defesa civil, combate a incêndios, entre outros. O Ciopaer de Sorriso atende também outros 21 municípios em seu raio de ação imediata e toda a região.
A base descentralizada conta com 20 profissionais, entre policiais militares e civis e bombeiros militares. Esses servidores atuam como pilotos, tripulantes ou plantonistas, sendo empregados de forma ininterrupta para garantir a segurança e o atendimento à população.
A base conta com um helicóptero AS50, conhecido popularmente como “Esquilo”, e um avião de combate aos incêndios, o AT-802F Air Tractor. Essas aeronaves prestam apoio às operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, auxiliando no cumprimento de suas atribuições legais.
Além disso, também prestam suporte direto às ações das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
A base do Ciopaer em Sorriso também desenvolve um trabalho de aproximação com a comunidade, especialmente com crianças e jovens. A unidade recebe alunos da rede pública e particular de ensino, além de participantes de projetos sociais da região, promovendo uma interação educativa e aproximando a sociedade das forças de segurança.
O gerente da base, tenente-coronel PM Arnaldo Ferreira da Silva Neto, destaca que o trabalho dos servidores gera resultados positivos tanto nas missões operacionais quanto nas ações sociais.
“Os esforços de nossa equipe, aliados à dedicação de cada operador, resultam em benefícios diretos para a sociedade. Nossos profissionais se empenham ao máximo em cada missão, e a aproximação com a comunidade também é uma prioridade para nós, fortalecendo a confiança e a parceria entre a população e as forças de segurança”, afirma.
O coordenador do Ciopaer em Mato Grosso, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, lembra que a unidade foi criada em 2006, com o objetivo de modernizar as atividades operacionais de segurança pública que utilizam meios aéreos em todo o Estado. Contudo, para ampliar a cobertura dessas operações, em 2018 foi criada a base avançada de Sorriso, atuando de forma estratégica no atendimento a diversas regiões de Mato Grosso.
“Todas essas missões só são possíveis graças aos investimentos do Governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Segurança Pública, viabiliza a evolução constante das unidades do Ciopaer, fortalecendo e acreditando cada vez mais no potencial das operações aéreas em Mato Grosso”, ressalta.
Fonte: Governo MT – MT
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoCom apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoAcademia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoForça Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoPapai Noel dos Correios celebra inclusão lançando campanha de solidariedade no Centro Municipal João Ribeiro
-
CUIABÁ15 horas agoLinha de ônibus exclusiva ao Parque Novo MT será gratuíta neste sábado
-
CUIABÁ6 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
FIQUEI SABENDO15 horas agoPolícias Civil e Militar alinham estratégias para investigações de homicídios na região metropolitana
