CIDADES
Prefeitura e Intermat dão o primeiro passo para regularização fundiária do residencial Jequitibás
A reunião de mobilização com os moradores do Residencial Jequitibás, no último domingo (16), marcou o início do processo de regularização fundiária de 192 habitações do bairro. O encontro foi conduzido pelo Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT, em parceria com a Prefeitura de Sinop. Essa ação conjunta entregará mais segurança jurídica para os moradores beneficiados.
O momento foi orientativo e serviu para informar às famílias sobre os procedimentos e documentação necessária para efetivar a regularização. A ação continuará ao longo desta semana, até sexta-feira (21), com atendimentos de manhã e à tarde na EMEB Rodrigo Damasceno. A equipe do Intermat, com auxílio da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, fará as aberturas de processos e vistorias técnicas.
Dona Maria de Lourdes Souza participou do encontro, para a moradora a expectativa de receber o documento é grande. “Foi muito emocionante, eu não acreditava que essa escritura ia sair assim, fiquei muito feliz de receber essa notícia. Foram 31 anos de espera, agora estou na esperança de que vai sair, assim eu vou ter a certeza de que sou a dona mesmo”, relatou.
Presente na reunião, o prefeito Roberto Dorner mencionou que as tratativas para regularizar a área são antigas. “Quando começamos as regularizações fundiárias aqui do município vimos a necessidade de trabalhar em parceria com o Governo do Estado, para que fornecessem os documentos através do Intermat, o secretário nos atendeu muito bem, e isso está acontecendo agora. O que está acontecendo aqui é aquilo que esperávamos há tempos. O bairro mais antigo, a Cohab mais antiga de Sinop, o Intermat vem para fazer todo o cadastramento e documentar a população do bairro”, ressaltou.
Para o diretor de Regularização Fundiária Urbana do Intermat, Erivelto Vieira Nunes, o sentimento é de dever cumprido. “São imóveis que foram entregues há mais de 30 anos e hoje o Intermat, o Governo do Estado, está cumprindo com a obrigação de entregar para eles esse direito da propriedade. Temos no Residencial Jequitibás 192 unidades que ficaram sem registros e estamos aqui agora para proporcionar a essas famílias a regularização fundiária totalmente gratuita. Nós vamos entregar os títulos registrados, elas não vão precisar levar para registrar em cartório”, destacou.
Enquanto representante do bairro, a suplente de vereador, Vera do Jequitibás, enfatizou o quanto esse momento faz parte de um sonho coletivo de todos os moradores. “Foi uma reação muito boa, todos estavam esperando, todo mundo querendo o documento da casa. Em pleno sábado eu passei nas casas informando e eles ficaram muito felizes com a notícia da documentação”, considerou.
Viabilizar a regularização fundiária de bairros antigos significa entregar mais segurança jurídica aos moradores, além de ampliar o acesso a serviços públicos e contribuir para a valorização imobiliária da região. Além dessa parceria com o Governo do Estado, Sinop conta com o Programa de Regularização Fundiária Urbana de interesse social (REURB), que já contemplou com escrituras famílias de diferentes regiões.
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoCom apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoAcademia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta
-
FIQUEI SABENDO4 dias agoForça Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoPapai Noel dos Correios celebra inclusão lançando campanha de solidariedade no Centro Municipal João Ribeiro
-
CUIABÁ6 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
-
CUIABÁ14 horas agoLinha de ônibus exclusiva ao Parque Novo MT será gratuíta neste sábado
-
FIQUEI SABENDO3 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
FIQUEI SABENDO14 horas agoPolícias Civil e Militar alinham estratégias para investigações de homicídios na região metropolitana
