SAÚDE
Prefeitura lidera iniciativa para expandir e melhorar atendimentos nos CAPS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, lidera iniciativa que visa expandir e melhorar atendimentos nos CAPS.
Na sexta-feira (14), a secretária, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma inspeção técnica em conjunto com o Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Milton Mattos de Siqueira, e com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representada pelo deputado Carlos Avalone. O objetivo foi vistoriar as obras de reforma e ampliação das unidades de atendimento à saúde mental da capital e traçar metas para o avanço do setor, por meio de ações conjuntas.
A visita teve início no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro Verdão, que está em reforma. A unidade, atualmente classificada como CAPS II, pode ser expandida para se tornar um CAPS III, ampliando sua capacidade de atendimento. Durante a inspeção, foi identificado um terreno ao lado da unidade, com potencial para abrigar uma residência terapêutica tipo 1, com capacidade para até oito pessoas.
Lúcia Helena destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui acompanhados pelo deputado Carlos Avalone, que é um defensor da saúde mental e já garantiu diversas verbas para reformas e construções de CAPS. Hoje, estamos vistoriando o andamento dessas obras e observamos a possibilidade de construir uma residência terapêutica no terreno ao lado, o que ajudaria a reduzir os custos com aluguéis de imóveis inadequados”.
O promotor Milton Mattos ressaltou a necessidade de avanços na rede de saúde mental. “Identificamos que as reformas avançaram, mas ainda há gargalos, especialmente pela falta de leitos de retaguarda, fundamentais para um CAPS III. A ideia é instalar esses leitos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), com uma ala separada e estrutura hospitalar adequada”.
A comitiva também visitou o CAPS II próximo à UNIC, que está em reforma. Segundo a secretária, Dra. Lúcia Helena, a rede possui atualmente poucos profissionais especializados, principalmente psiquiatras. “O desafio é grande, e planejamos realizar credenciamentos para suprir essa carência, uma vez que não contamos com profissionais concursados suficientes”.
Sobre os prazos para a conclusão, a secretária foi otimista: “Se conseguirmos aderir a uma ata em andamento para contratar uma nova empresa, acredito que, em dois ou três meses, as obras serão concluídas e as unidades estarão prontas para atender à população”, finalizou a gestora da pasta.
#ParaCegoVer
A imagem que ilustra a matéria mostra a comitiva de fiscalização em uma unidade do Caps em reforma. O grupo, composto por 15 pessoas dentre homens e mulheres, posa para foto em frente a uma obra. No centro da imagem, a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena, usa roupas em tons claros e sorri para a câmera.
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoSérgio Ricardo destaca papel do conhecimento na transformação do controle externo em lançamento de livros
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoGoverno de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira
-
FIQUEI SABENDO5 dias ago“Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um projeto dessa dimensão voltado para a agricultura familiar”, afirma presidente da AL
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoPolícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados e abatedouros em Rosário Oeste
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoAudiência pública debate critérios de repasse do ICMS e Sefaz propõe ajustes para aliviar perdas nos municípios
-
CUIABÁ2 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
-
FIQUEI SABENDO2 dias agoCom apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
-
POLÍCIA7 dias agoPolícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio contra a namorada em Cuiabá
