SAÚDE
Mulher descobre câncer grave após atribuir sintoma ao “sutiã apertado”
O sintoma não foi levado em consideração pela analista de controle de risco do Texas, que seguia uma dieta balanceada e acreditava ter um excelente estado de saúde. “No início, pensei que poderia ser porque meu sutiã estava muito apertado, embora o desconforto fosse apenas de um lado”, disse em entrevista ao jornal britânico .
Além da dor no lado direito do seio, Radwah sofria com outros sintomas, como fadiga extrema, perda de apetite, problemas estomacais e sangue nas fezes, que ela atribuiu a uma possível síndrome do intestino irritável.
Em agosto de 2021, ela finalmente procurou ajuda médica, depois de sofrer com diarreia e vômitos constantes. O primeiro diagnóstico foi de infecção estomacal, mas uma tomografia computadorizada feita mais tarde revelou que a mulher tinha em estágio quatro que havia se espalhado para o fígado.
O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de tumor que se forma no cólon ou no reto, partes finais do sistema digestivo. A como alterações no hábito intestinal — como diarreia ou constipação —, dor e cólica abdominal frequente, sangue nas fezes, perda de peso rápida e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.
A detecção precoce da doença aumenta as chances de tratamento eficaz, já que a maioria dos tumores evolui a partir de lesões benignas ao longo de 10 a 15 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Metástase no fígado
Os exames mostraram a presença de mais de de Radwah, causados pela metástase do câncer. A jovem norte-americana precisou fazer 12 sessões de quimioterapia antes de passar por uma série de cirurgias.
O primeiro procedimento foi em maio de 2022, com a retirada de parte do cólon e metade do fígado. Em dezembro do mesmo ano, a outra metade do fígado foi removida. Em fevereiro de 2024, outra parte do fígado foi eliminada.
Radwah passou por nova rodada de quimioterapia, que a deixou bastante debilitada, mas o tratamento não conseguiu erradicar o câncer por completo e os tumores continuaram a crescer.
Atualmente, a jovem participa de um ensaio clínico para testar um novo tratamento em desenvolvimento. Ela está ansiosa pelos resultados dos novos exames de tomografias computadorizadas, que vão avaliar se a terapia está funcionando.
A norte-americana tenta. “Por favor, aprenda com meus erros. Não pense que isso não pode acontecer com você. Continuem fazendo consultas anuais e, se algo não parecer certo, investigue”, diz.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoSérgio Ricardo destaca papel do conhecimento na transformação do controle externo em lançamento de livros
-
FIQUEI SABENDO6 dias agoGoverno de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira
-
FIQUEI SABENDO5 dias ago“Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um projeto dessa dimensão voltado para a agricultura familiar”, afirma presidente da AL
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoPolícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados e abatedouros em Rosário Oeste
-
FIQUEI SABENDO5 dias agoAudiência pública debate critérios de repasse do ICMS e Sefaz propõe ajustes para aliviar perdas nos municípios
-
POLÍCIA7 dias agoPolícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio contra a namorada em Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias agoNova sede do CEIC José Nicolau Pinto garante mais vagas e melhor estrutura para as famílias do bairro Porto
-
CUIABÁ2 dias agoProjeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá
